quarta-feira, 9 de maio de 2012

Dia das mães




O meu universo é cercado de figuras femininas fortes e marcantes e posso dizer que cresci definitivamente em um matriarcado.  


Fiquei pensando em como escrever sobre o dia das mães sem ser redundante e repetitiva e percebi, que deveria escrever um pouco sobre mim.
Chega uma hora na vida da gente que percebemos que os anos passaram, acho que percebi isso quando vi em mim traços e atitudes da minha mãe, não que ela seja velha (e nem eu), muito pelo contrário, minha mãe carrega em si uma juventude inversamente proporcional ao que a vida lhe reservou.
Lembro de fatos e atos, que parecem um "revival" de alguma coisa que já vi acontecer, e eu ali, fazendo exatamente da mesmo jeito, como ela já fez alguma vez...
Da sua maneira minha mãe ensinou a cada um dos seus 4 filhos, como transpor, como enfrentar, como superar, como sobreviver, a cada hora, dia, ano ou fase da vida, e venho aplicando isso e seguindo seus ensinamentos.
Há quem diga que ela foi dura, mas eu ainda hoje acho que a dureza prepara melhor para realidade do que a ilusão de um mundo cor de rosa irreal, então também sou dura, pois passo para os meus filhos exatamente isso, que ai fora tem uma selva de pedra nos esperando, e quando se está preparado é sempre mais fácil.
Costumo dizer que sou um pouco avessa as surpresas, talvez até um pouco por isso, me sinto mais confortável estando preparada, seja para o que der ou vier!!
Tenho o orgulho e privilégio de dizer que posso compartilhar dela todos os dias e que temos uma relação de respeito, amizade, confiança e cumplicidade, o que fortalece ainda mais nossos nós, pois sim, temos fortes nós que nos prendem uma a outra. Já são 41 anos...
Aprendi a respeitar os seus silêncios, assim como o momento certo de fazê-la falar, e ela aprendeu a respeitar meus pontos de vistas bem como o momento de interferir neles quando necessário.
Se um dos meu filhos vier me dizer daqui a muitos anos que está vendo neles algo meu serei muito feliz, pois assim plantamos sementes...e como minha mãe continua em mim, espero poder continuar neles!!
Espero ser para os meus filhos pelo menos um pouco do que minha mãe é para mim!!
Mostro um pouco algumas das mulheres sempre presentes na minha vida, a maioria mães, e outras não ainda...










Mãe, obrigada por ser exatamente como você é!!
Te amo muito e o dia das mãe é apenas um pretexto para deixar isso registrado!!

4 comentários:

Celi Passos disse...

Nooooooossaaaaa! ADOREI!

Acho que será exatamente assim. Nao tenho filhos ainda, mas hei de tê-los, e hoje em algumas atitudes minhas vejo claramente o jeito da minha mãe.. seja num olhar, numa palavra dita de maneira exatamente igual (até porque quando atendo o telefone todos acham que é ela!) hehe

Acredito que mãe só se aprende, sendo. E ser bom filho, no melhor sentido que a palavra bom possa expressar, é sendo mãe. Porque só assim é possível entender todas as preocupações, alegrias, negações, afirmações que a nossa mãe passou para nós.
enfim, é isso.
Quando eu for mae, escrevo mais! hahaha

FELIZ DIA DAS MAES!

Celi Passos

Rosemary Goldner disse...

Que linda sua mãe amiga! É muito bom poder ter a mãe com a gente nessa fase da nossa vida a onde somo mães... elas são sempre uma referência em nossas vidas!
Espero que este dia das mães seja repleto de alegria e muito amor na sua família!
Bjs da sua gemea!
Rose

Isis Maria disse...

Filha, as vezes também penso que fui muito exigente com vocês, mas agora, acho que é porque a vida foi muito exigente comigo, e não queria que acontecesse o mesmo com meus filhos. Tentei mostrar como a vida é, e ensinar como passar por ela com segurança, tranquilidade e felicidade, aprendendo com os acertos mas principalmente com os erros. Digo sempre que, é melhor nos arrependermos pelo que fizemos e não deu certo do que com aquilo que poderíamos ter feito.
Amo muito, todos, os meus quatro filhos; tenho orgulho de como, cada um com sua personalidade, cresceu e se tornou um adulto, responsável e feliz. Beijos, beijos, beijos e beijos.

Nédier disse...

A Ísis Maria é uma mãe muito especial! Gosto muito dela. A homenagem da Cláudia foi muito feliz. Pra quem não sabe aquela loura descabelada na últrima foto junto com a Cláudia e a Ísis, sou, la suegra. Beijos, Nédier